Salas VIP: o que são e por que você deveria ganhar acesso a elas
1) Introdução
Quem nunca perdeu horas a fio no aeroporto? Aqueles que já se encontraram nessa situação têm certeza de uma coisa: o aeroporto é um dos piores lugares para tomar esse chá de cadeira, seja pelos elevados preços de alimentos e bebidas, pelas cadeiras desconfortáveis ou devido à baixíssima velocidade da conexão wi-fi. Mas e se eu te dissesse que a sua estadia pode ser muito mais agradável? Conheça as salas VIP e entenda como elas podem melhorar muito a sua experiência ao aguardar seu voo.
2) Breve histórico
Salas VIP são lounges mais confortáveis que as áreas comuns do aeroporto. Elas foram criadas, inicialmente, pelas companhias aéreas como forma de fidelizar clientes e/ou oferecer um conforto aos passageiros que voavam em categorias de passagens premium. Entretanto, atualmente, as salas VIP são oferecidas de diversas formas, havendo 4 maneiras de acessá-las.
3) O que encontrar por lá?
Dentre as diversas salas VIP existentes, você encontrará:
a) Entretenimento: salas de TV, Netflix, wi-fi de alta velocidade etc.
b) Alimentação: snacks, sanduíches, massas, sobremesas, biscoitos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, etc. Ou seja, no geral, as salas VIP oferecem apenas lanches e refeições rápidas, como massas, não sendo comum encontrar pratos elaborados nas salas brasileiras.
c) Serviços: guarda de bagagem, banheiros com chuveiro etc.
4) Quem oferece esse serviço?
Existem quatro categorias de fornecedores do serviço de sala VIP: as companhias aéreas, as operadoras de cartões de crédito, os bancos e as salas VIP independentes.
4.1 Salas de companhias aéreas. São destinadas a passageiros de alta classificação no programa de fidelidade ou a quem vai voar em classes de voos mais luxuosas, como quem voa de primeira classe ou de executiva. As regras de acesso variam conforme a companhia, mas saiba que algumas delas oferecem acessos avulsos e via programa de parcerias, tornando possível o seu acesso mesmo não se enquadrando nas hipóteses indicadas acima – fidelidade ou classe mais alta.
5.3 Salas de cartões de crédito. São desenhadas especificamente para clientes de uma bandeira de cartão de crédito, em sua categoria de alta renda (Mastercard Black, Visa Infinite e American Express The Platinum Card/Centurion). No Brasil, existem 2 salas desse tipo, destinadas aos clientes Mastercard na categoria Black, ambas localizadas no Aeroporto de Guarulhos.
4.3 Salas de bancos. São mantidas por bancos para clientes de seus cartões de crédito de uma categoria específica. O maior exemplo é a sala VIP Bradesco Cartões, localizada no aeroporto de Guarulhos.
4.4 Salas independentes. São salas que operam de forma independente, seja vendendo acessos avulsos, seja através de algum programa de acesso conveniado. Trata-se da categoria mais comum de salas VIP.
5) Formas de acesso
5.1 Categoria de passageiro frequente. Normalmente, os passageiros das categorias mais altas das companhias aéreas tem direito a utilizar suas salas VIP. A tabela a seguir resume as regras conforme a categoria:
Tabela resumo das categorias Smiles, Tudo Azul e Latam Pass. |
5.2 Acesso avulso. Trata-se do acesso mediante pagamento de uma tarifa diretamente à sala VIP desejada. Nessa modalidade de acesso, não existe nenhum requisito além do desembolso financeiro, o qual costuma ser de, em média, R$ 150,00. Em minha experiência, essa forma de acesso não compensa em voos nacionais, sendo mais interessante, para mim, deixar o aeroporto e gastar tal quantia em um shopping ou restaurante. Afirmo com plena convicção que as opções de comidas e bebidas serão superiores àquelas oferecidas pelos lounges. Contudo, em conexões internacionais, esse acesso pode compensar, devido aos elevados preços de alimentação em alguns países (como Europa).
5.3 Programas de acesso (Lounge Key, Priority Pass e Dragon Pass). Essa modalidade diz respeito ao acesso através de programa de parcerias. Esses programas podem ser assinados individualmente, acarretando elevado custo anual em dólares; ou podem vir inclusos em determinados cartões de crédito da categoria de alta renda. Quanto às assinaturas decorrentes do cartão de crédito, elas podem ter acessos gratuitos, como cortesia da instituição emissora do cartão; ou pagos, ou seja, havendo uma cobrança de, em média, 27 a 32 dólares todas as vezes que o benefício for utilizado, variando conforme o programa.
5.4 Acesso via cartão de crédito. É o acesso conferido às salas VIP de cartões de crédito ou de bancos, fora do sistema de acessos via parcerias. Dessa forma, apenas alguns cartões específicos emitidos por aquela empresa poderão acessar a sala VIP.
6) Onde elas se localizam
As salas podem se localizar antes e depois do controle de bagagem (revista via raio x). É importante salientar que, caso a sala VIP se localize na área de embarque, você só poderá acessá-la se tiver voos partindo daquele terminal.
Ademais, tenha em mente que o cenário ideal é quando a sala se localiza na área de embarque. Do contrário, você terá que limitar o seu tempo de usufruto do lounge, devido à necessidade do procedimento de controle e revista. Em alguns aeroportos, como Guarulhos, o tempo de revista pode ser bastante longo, dado o alto número de passageiros, fazendo com que haja menos tempo para desfrutar da sala VIP.
7) Exemplos de salas VIP
Sala Harmony Lounge – Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – embarque doméstico – Manaus/AM
Sala Advantage Vip Lounge – Aeroporto de Santos Dumont – embarque doméstico – Rio de Janeiro/RJ
Publicar comentário